Grupo Impressor


Introdução

 

Como já vimos anteriormente a origem do sistema de impressão offset se deu a partir do sistema litográfico, onde a imagem era formada em uma pedra previamente tratada (pedra litográfica), as áreas de grafismo eram entintadas e através de impressão direta a imagem era transferida para o substrato.

O sistema utilizava um contra pressão onde se fixava a folha para ser impressa, esse contra pressão (ou cilindro de pressão) geralmente era revestido com uma borracha. Dizem que através de um erro de impressão, onde teve uma falha ma alimentação da máquina, ocorreu a impressão na borracha, e posteriormente o decalque dessa imagem no verso da folha subseqüente.

Observando a impressão formada no verso da folha (através do erro) o impressor observou que tinha uma qualidade melhor que a impressão da frente, dessa forma elaborou métodos para realizar a impressão de forma indireta (offset) melhorando com isso a qualidade da impressão.

Atualmente o sistema de impressão offset apresenta como característica a utilização de três cilindros que compreendem o grupo impressor.

- cilindro portachapas

- cilindro portablanquetas

- cilindro contrapressão

O grupo impressor é o coração da impressora, tendo que estar sempre nas melhores condições possíveis.
 
Características gerais:
- cilindros com mesmos diâmetro ou duplo
- fundido em ferro gusa de elevada resistência - alta precisão na fundição
- resistência a pressões mecânicas
 
Posicionamento:
Os cilindros de impressão estão posicionados de maneira para atingir os seguintes objetivos::
-facilidade da entrada e saída de pressão
-relação com o tipo de material à imprimir (papel, cartão..).

 

 

Montagem dos cilindros
Os cilindros que serão utilizados na impressora passam por rigorosos testes de qualidade, sendo que os mesmos devem estar dentro de todas as tolerâncias referentes a paralelismo, balanceamento estático e dinâmico, ovalização, excentricidade, coeficientes de dilatação,....
Muitos fabricantes deixam esses cilindros expostos ao tempo para que sofram todas as variações (dilatações) possíveis, para posteriormente tratá-los e monta-los nas impressoras. (em alguns casos os cilindros chegam a ficar expostos ao tempo anos).
 
Após tratamento dos cilindros e realização de todos os controles necessários, os mesmos são montados nas estruturas laterais das máquinas, onde serão engrenados e fixados.
Obs.:Uma particularidade que favorece a impressão de cartões/papel de alta gramatura/espessura, são as impressoras que possuem o diâmetro do contra pressão e do tambor de transferência ( no caso de impressoras multicolores ) com o dobro do diâmetro em relação ao cilindro porta chapa e porta cauchu (duplo diâmetro).
Outra particularidade que podemos observar nos cilindros é a existência de uma área destinada para a atuação das pinças que irão transportar o substrato, tal fenda (chamada de boca do cilindro) varia de tamanho conforme o fabricante da máquina ou o modelo da máquina.


Pinças do cilindro porta-chapas: essas pinças têm a função de fixar a chapa no cilindro, um conjunto de pinças prenderá um lado da chapa, e o outro conjunto prenderá o final da chapa após dar a volta no cilindro (pinça e contra-pinça).

Pinças do cilindro porta-caucho: essas pinças tem a função de fixar a blanqueta no cilindro, conforme o tipo de máquina a blanqueta pode ser fixada diretamente nas pinças (réguas de fixação da blanqueta) montadas na própria máquina de maneira fixa, ou pode ser montada nas réguas fora da máquina e posteriormente ser fixada juntamente com a régua na máquina.
Hoje em dia as blanquetas já podem ser compradas com a régua (frisa) já montada nas laterais da blanqueta, facilitando sua colocação na impressora, bastando apenas colocar a blanqueta na posição correta no cilindro e efetuar o torque de estiramento adequado para sua plena fixação. (ver blanquetas)

Pinças do cilindro contra-pressão: esse cilindro possui um conjunto de pinças (a distância entre uma e outra varia de 5 a 8 cm, conforme o tamanho da máquina) que terão a função de receber a folha das pinças oscilantes do aparelho margeador ou do cilindro de transferência (isso para máquinas planas).
As pinças devem estar sempre em obas condições, pois dela depende a perfeita fixação da folha durante o transporte da mesma pela máquina, (qualquer variação afetará diretamente no registro das cores) sendo assim essas pinças devem sempre receber uma manutenção preventiva, a fim de se evitar problemas futuros. Tal manutenção resume-se em limpeza e lubrificação, além da conferência da regulagem das pinças. (o acionamento das pinças é realizado por ação de molas)




Tamanho dos cilindros:
O tamanho dos cilindros varia conforme a finalidade que a impressora deseja atingir, ou seja, conforme os tipos de serviços que pretende se realizar com a máquina (cartões, papéis).
Impressão para papéis – quando se trata de impressão em papéis com pouca resistência ao encurvamento, podemos utilizar máquinas impressoras com cilindros de contra-pressão e transferência com circunferência simples (ou seja, o mesmo diâmetro do cilindro porta-chapas), pois o papel fará seu percurso na impressora sem maiores problemas.
Esquema de uma impressora bicolor
Simples circunferência do contra-pressão.


Impressão para cartões: já no caso para impressão de cartões o indicado é a utilização de cilindros de pressão (contra-pressão) e cilindros/tambores de transferência com duplo diâmetro.
Devido a maior resistência que o cartão tem ao encurvamento, o mesmo terá tendência de bater o final nas barras e guias de transporte ao sair do cilindro de contra-pressão, e ao se utilizar cilindros com duplo diâmetro estaremos minimizando esses impactos, evitando com isso riscos e desgaste da impressora.

Esquema de uma impressora bicolor
Dupla circunferência do contra-pressão


Posicionamento dos cilindros
Os cilindros impressores (contra-pressão) podem ser posicionados basicamente em tres posições (sistemas), sendo sistema 3 horas, sistema 5 horas e sistema 7 horas.
Esse posicionamento reflete diretamente sobre a posição das folhas quando estiverem sendo impressas, ou seja, se as folhas ainda estarão sendo impressas no momento da transferência de pinças ou se já estarão conpletamente impressas.
A maioria das impressoras fabricadas atualmente possuem ou o sistema 5 horas ou o sistema 7 horas.
Um benefício importante oferecido pelas impressoras com sistema 7 horas (e cilindro de contra-pressão com duplo diâmetro), está no fato de que a folha se encontra completamente impressa no momento de tranferência de pinças, o que não ocorre com impressoras que utilizam sistema 5 horas ou cilindros de simples diâmetro. O benefício consiste no fato de que a formação dos pontos (imagem) tem uma precisão maior sob certas circunstâncias quando comparado com o sistema 5 horas.

Tambores de transferência:
Os tambores ou cilindros de transferência são os responsáveis pelo transporte das folhas após a saída da mesma do cilindro de contra-pressão, esse transporte pode ser de uma unidade para outra (no caso de máquinas com mais de uma unidade impressora) ou conduzi-las até as pinças do sistema de recepção.

Impressão Frente e Verso (sistema de reversão)
Algumas impressoras possuem sistemas de reversão que possibilitam a impressão da frente e do verso do substrato em uma única passada do mesmo pela impressora.
Tal condição é propiciada pela existência de um sistema de reversão que a máquina possui (geralmente a máquina já é fabricada com tal sistema, sendo assim compra-se a máquina com o sistema instalado).
Isso facilita a impressão, por exemplo, de livros com textos e figuras apenas com tinta ‘preta’, pois com uma máquina com duas unidades pode-se imprimir a frente e o verso em uma única passada pela máquina.
Já no caso de revistas por exemplo, com uma máquina de 8 cores pode-se imprimir a frente e o verso com as 4 cores, além da possibilidade de termos unidades para aplicação de verniz.


Impressora com 12 unidades impressoras para impressão de até 6 x 6 cores

Impressora KBA com sistema de saída prolongado e sistemas de secagem de verniz intermediário entre as unidades

Esquema básico do funcionamento do sistema de reversão:
Nesse sistema o cilindro de transferência possui uma barra com as pinças (como nos demais casos), a diferença é que o impressor tem a possibilidade de acionar o mecanismo de reversão que fará com que essa barra passe a ter um movimento de giro, fazendo com que isso possibilite a reversão (virar a folha) na impressora. É interessante ressaltar que para ocorrer a impressão do verso essas pinças pegarão o final da folha (contra-pinça).
Para isso teremos que posicionar as barras de sucção do tambor de transferência de forma que atuem exatamente no final da folha que está sendo utilizada para a impressão, de modo que sustente a mesma até que a pinça do outro cilindro pegue a folha pelos “pés”.

   

 

O 1º desenho de cima mostra o sistema de reversão ativado (as pinças possuem um movimento de giro, pegando a folha pelos “pés”);

 

 

 

 

 

O segundo desenho mostra o sistema de reversão desativado (nota-se que a folha é pega pela “cabeça”)


 

 

 

Colocação das chapas

 

Preparação para troca automática de chapas em uma impressora offset de tamanho grande.

A colocação da chapa (forma de impressão) merece bastante atenção, pois uma boa colocação pode evitar muitos problemas que viriam a surgir durante a impressão.

No que se diz respeito a colocação de chapas, devemos estar atento também as condições que ela é exposta antes de chegar até nós (tempo de exposição na cópia, revelação, retoques, uniformidade da dobra, termo-endurecimento adequado etc), para que não tenhamos nenhuma surpresa durante a impressão.

  Atualmente existem diversos sistemas de colocação de chapas, desde impressoras que realizam a troca das chapas sem a intervenção do impressor,  até  chapas  que  são  trocadas de forma totalmente manual.

  O tamanho das chapas de impressão também varia conforme o modelo e fabricante da máquina, uma das maiores que eu conheço é a da KBA Rápida 160a (formato da chapa = 1260 x 1630 mm, formato máximo da folha de impressão 1200 mm x 1620 mm).  


 

EM BREVE!!!

 

Colocação da blanqueta

 

 

Acerto de pressão

 

Variação de registro

 


Diâmetro Primitivo

 

O diâmetro primitivo é uma circunferência imaginária que atravessa os dentes da engrenagem passando pelo ponto de contato.

 

Características em relação aos anéis dos cilindros:

 

1. anéis fora de contato, os anéis são inferiores ao diâmetro primitivo da engrenagem e não se encostam quando os cilindros estão em pressão.



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